Steve JobsPara quem tinha fama de ter um ego gigante, Steve Jobs era capaz de pensar nos outros.

Uma nova biografia de Jobs mostra a relação de amizade profunda entre o gênio que fez a Apple e Tim Cook, o então No. 2 da empresa e que se tornou seu sucessor.

“Becoming Steve Jobs – The Evolution of a Reckless Upstart into a Visionary Leader”, de Rick Tetzeli e Brent Schlender, será publicado no dia 24 pela Random House, e excertos do livro estão sendo antecipados pela revista de tecnologia Fast Company, da qual Tetzeli é o editor-executivo.

Num episódio até agora desconhecido, Cook se ofereceu como doador para um transplante de fígado para Jobs em 2009, quando seu amigo e chefe estava numa cama de hospital.

De acordo com Cook, Jobs, que tinha um tipo raro de câncer no pâncreas, se irritou com a oferta e disse que jamais aceitaria.

“Ele me cortou de saída, eu não tinha nem completado a frase,” Cook diz no livro. “‘Não! Eu nunca vou te deixar fazer isto. Eu nunca vou aceitar isto.'”

Jobs acabou fazendo o transplante, mas Cook não foi seu doador.

“Ele se levantou na cama e disse aquilo. E isso foi numa época em que as coisas estavam simplesmente terríveis,” disse Cook. “Steve só gritou comigo umas quatro ou cinco vezes nos 13 anos em que convivemos, e essa foi uma delas.”

O livro também ilumina a amizade entre Jobs e o CEO da Disney, Bob Iger.  “Nós fazíamos brainstorming juntos,” diz Iger no livro. “Falávamos de comprar empresas. A gente pensou em comprar o Yahoo! juntos.”

Steven Paul Jobs morreu em 5 de outubro de 2011 aos 56 anos. Sua maior criação continua mais saudável e robusta do que nunca.

fast-cover-steve-jobs