Um site pedindo uma auditoria no FIES — e reclamando de abuso nos preços cobrados pelas empresas — foi o assunto do dia no Kroton Day, que reuniu investidores da empresa ontem em São Paulo.

O site, de autoria desconhecida, foi retirado do ar hoje, mas não sem antes causar mais estrago nas cotações e na imagem do setor.

Os autores do site, www.auditorianofies.com, enviaram um email em inglês — supostamente para investidores internacionais — para sugerir um ‘short’ nas ações da Kroton, ou seja, que os investidores vendam as ações da companhia apostando na baixa. “Para que haja transparência total:  estamos short na Kroton.  Para nós, é questão de tempo para que estes problemas se tornem evidentes,” diz o email.

De acordo com uma fonte do setor, o email circula desde a semana passada, mas só ganhou notoriedade ontem, quando diversos gestores locais receberam o email.

Os autores do email destacam que a Kroton fatura R$ 2,5 bilhões por ano em mensalidades do FIES, e estimam que as empresas do setor praticam um sobrepreço de 30% para os alunos do FIES quando comparados a alunos não-FIES — uma conta paga por toda a sociedade.

“A Kroton não está sozinha nestes abusos, mas acreditamos que sua reputação na comunidade financeira, suas metas financeiras agressivas, os níveis agressivos de remuneração da administração com altos bônus e grandes programas de opções, e finalmente seus laços políticos [com o Governo anterior] fizeram com que os abusos antigissem a escala atual, sem precedentes,” disseram os autores do email.

A referência a ‘laços políticos’ é uma alusão a Walfrido dos Mares Guia, o empresário e político mineiro que é acionista da Kroton e foi ministro do Governo Lula.

Não era preciso uma ‘denúncia anônima’ para chamar a atenção do mercado para os problemas do FIES, sua insustentabilidade do ponto de vista das contas públicas, e a extrema dependência que ele criou para as empresas listadas.

“Há dúvida se, sem o FIES, o setor ficaria em pé,” diz um investidor. “A questão agora é, quando o novo FIES for anunciado, qual será a taxa de crescimento dessas empresas e seu nível de rentabilidade. Esse é um negócio de custo fixo alto. O FIES afeta o volume de alunos, que por sua vez afeta a rentabilidade e o preço que as empresas terão que cobrar dos outros alunos para fechar a conta.” 

Como mostramos aqui, o Governo está debruçado sobre o problema para redesenhar o FIES, e os indícios de que as empresas dão desconto para todo mundo — menos para o Governo — são vastos.

O importante debate sobre o FIES deveria ser feito às claras, por meio de emails assinados e sites de autores conhecidos.  Mas no pequeno mercado de ações do Brasil, ninguém quer ficar mal com ninguém.