A Multiplus começa amanhã uma ação promocional para permitir que alguns usuários de cartões de débito acumulem pontos em seu programa, um esforço do CEO Roberto Medeiros para inovar num mercado de fidelidade cada vez mais disputado.

A ideia é que a promoção — que permitirá ao cliente acumular 20 pontos por transação, limitados a 300 pontos mensais por CPF, e beneficiará apenas membros do Clube Multiplus — possa ser expandida e transformada num benefício permanente, dando ao participante da Multiplus uma oportunidade adicional de acumular pontos. A promoção será bancada pelas bandeiras Visa e Mastercard, e durará um mês no caso da primeira e quatro meses no caso da segunda.

“O ineditismo dessa ideia está em olhar para uma enorme parte da população que só tem cartão de débito, seja por opção ou por limitação de renda, como os jovens no primeiro emprego,” Medeiros disse ao Brazil Journal.

A Multiplus também vai trabalhar para customizar programas semelhantes para os 400 membros de sua coalizão e para os bancos emissores, que podem usar o produto para fidelizar clientes de renda mais baixa. “Hoje já temos a tecnologia e o CRM suficientes para fazer a promoção do jeito que o cliente quiser,” disse Medeiros.

Para a Multiplus, um objetivo adicional da promoção é incentivar o Clube Multiplus — novos usuários que se cadastrarem até 15 de julho poderão participar — e incentivar o uso do cartão de débito em detrimento de dinheiro.

O Clube Multiplus — uma assinatura que o cliente paga para receber um determinado número de pontos todo mês e ter outros benefícios — é um negócio cada vez mais interessante tanto para a Multiplus quanto para sua principal concorrente, a Smiles, por garantir uma receita recorrente. Nenhuma das duas empresas abre o número de participantes envolvido nem a participação que os clubes têm em seu faturamento — um sinal de que a coisa deve ser melhor do que todo mundo imagina.

Ao contrário da Smiles — cuja estratégia é virar um ‘one-stop shop’ para pessoas planejando viagens e não foca na troca de pontos por produtos — a Multiplus tem apostado na força de sua coalizão para que seu participante maximize as fontes de acúmulo e as possibilidades de resgate. A coalizão da empresa — onde acumula pontos quem faz ligações pela Vivo, quem abastece no posto Ipiranga e quem faz reservas no AirBnB — disponibiliza mais de 550.000 produtos para resgate, de tênis a torradeiras, passando por livros e liquidificadores.  Apesar da diversidade da oferta, 85% dos resgates ainda são de passagen aéreas.