10163 6794c8b1 fa1e 0000 0000 7f1c3af32d0aO controlador da Hypermarcas, João Alves de Queiroz Filho, disse que está aumentando sua participação na empresa em 3,9 pontos percentuais, comprando as ações de seus irmãos e transferindo para si ações que estavam em outro veículo.
 
A Hypermarcas anunciou hoje à noite que Júnior, como o empresário é conhecido, passou a deter 99,49% da Igarapava, o veículo dono de 20,1% do capital da Hypermarcas.
  
Até agora, os outros acionistas da Igarapava eram dois irmãos do empresário — Cirillo Marcos Alves e Maria Esmeralda Alves de Queiroz Bertuccelli, cada um com 6,6% — e a Monte Cristalina, empresa de participações de Júnior.
 
Além de comprar a participação dos irmãos, o comunicado da empresa sugere que Júnior transferiu para a pessoa física os 44% da Igarapava anteriormente detidos pela Monte Cristalina.
 
Este movimento, em particular, remove uma camada societária entre o empresário e a Hypermarcas — um passo que pode ser interpretado no mercado como preparatório para uma grande fusão ou venda da companhia farmacêutica, que vale quase R$ 18 bilhões na Bovespa.
 
No entanto, o comunicado ao mercado publicado pela companhia ainda requer esclarecimentos. A compra da participação dos irmãos não se traduz num aumento da participação ‘direta e indireta’ do empresário dos 3,9 pontos divulgados, já que a participação da Monte Cristalina, por já ser uma participação indireta, não deveria aumentar a participação do empresário. 
   
Nos últimos anos, a Hypermarcas deixou de ser um conglomerado de marcas em negócios diversos para se tornar a maior farmacêutica brasileira pura.  Muitos investidores consideram que o ‘grand finale’ em sua narrativa de geração de valor será sua venda para uma farmacêutiva internacional a um prêmio substancial sobre o valor de mercado.
 
Semana passada, a Hypermarcas anunciou que vai retornar R$ 800 milhões a seus acionistas, um sinal de que a empresa não pretende fazer aquisições no curto prazo.